Veteranos e professores recepcionam os calouros do curso de Teatro Licenciatura

Data de publicação: 11 de maio de 2021. Categoria: Notícias, Quem é, Sem categoria

Pôster de divulgação da semana de recepção dos calouros, com as logos dos apoiadores do evento: Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, Instituto de Cultura e Arte, Universidade Federal do Ceará e Centro Acadêmico de Teatro.De 10 a 14 de maio de 2021 o Curso de Teatro-Licenciatura recebe os seus calouros com uma intensa programação que ocorrerá de modo síncrono e assíncrono. A Semana Zero do Curso de Licenciatura em Teatro é uma iniciativa do Centro Acadêmico de Teatro em parceria com os professores, servidores técnicos e outros colaboradores. É a primeira vez que essa recepção acontece em formato 100% online, por conta da pandemia, e foi pensada colaborativamente, aproveitando as diversas ferramentas e plataformas disponíveis virtualmente. A ideia é promover um acolhimento afetuoso das/os novas/os estudantes, apresentando a universidade, o curso, seus professores, bem como as possibilidades de atuação da/o profissional formada/o em teatro.

A programação divide-se em ações interativas ao vivo através de salas do Meet ou transmitidas pelo canal do Curso de Teatro Licenciatura UFC no You Tube, e gravadas, disponíveis em vídeo também no You Tube e em formato de podcasts, que serão lançados diariamente no canal Ecos do Teatro, no Spotify. Apesar de programação ter sido criada para recepcionar os calouros, parte dela, como os podcasts, pode ser acessada pelo público em geral, na medida em que aborda temáticas de interesse dos amantes teatro, como o teatro infantil de Maria Clara machado, a mulher na obra de Nelson Rodrigues, o pensamento de Antonin Artaud, o teatro negro na contemporaneidade, dentre outros temas.

Do dia 10 ao dia 14 de maio, os alunos recém-ingressos poderão conhecer os professores na série de vídeos curtos Fala, Prof!, aprender com as oficinas sobre recursos de criação e edição de vídeo, além da escrita dramatúrgica, interagir com veteranos e professores nas lives de bate-papo, assistir e participar do sarau Caixa D’água Virtual, assistir e participar da mostra Se Joga, Kirida!, da roda de conversa Roda Viva com o tema Teatro ontem, hoje e amanhã. E ver o sarau Vozes do Teatro na sua terceira edição.

Foram convidados alunos, ex-alunos, profissionais do teatro cearense, professores, professores-fundadores do curso de teatro, artistas que colaboram com a Universidade em alguma instância.

Teremos uma semana cheia, apesar de toda limitação que a pandemia nos impõe! Todo planejamento aconteceu através de encontros virtuais, demandando esforços dos professores, coordenados pela Profa. Carolina Vieira, e também dos alunos do centro acadêmico, representados pelo coordenador geral Matheus Bizerra e pela coordenadora de comunicação Alessandra Flor Ferraz.

Confira a seguir a programação detalhada da Semana Zero.

SEGUNDA-FEIRA, 10 DE MAIO

Apresentação das professoras Tharyn e Renata

14H |   OFICINA – Criação em modo remoto

Com Matheus Bizerra (5° Semestre)

EP #1 – 100 anos de Maria Clara Machado
Spotify, canal Ecos do Teatro

18H |   LIVE – BEM-VINDE, CALOURADA!

Bate-papo virtual entre calouros e veteranos.

TERÇA-FEIRA, 11 DE MAIO

Apresentação dos professores Carol Vieira, Pedro Henriques, Francis Wilker

14H |   OFICINA – Edição de vídeos com o celular

Com Péricles Saboia (3° Semestre)

EP #2 – As Mulheres no Teatro de Nelson Rodrigues

com a Profa. Juliana Carvalho
Spotify, canal Ecos do Teatro

18H |   LIVE – TEATRO UFC, ONDE EU VIM PARAR!

Bate-papo virtual com os professores e a coordenação.

QUARTA-FEIRA, 12 DE MAIO

Apresentação dos professores Tiago Fortes, Juliana Carvalho e Poty

14H |   OFICINA – Pequenas Dramaturgias

Com Flor Ferraz (3° Semestre)

EP #3 – O pensamento de Antonin Artaud

com o Prof. Tiago Fortes
Spotify, canal Ecos do Teatro

18H |   LIVE LANÇAMENTO – MOSTRA SE JOGA, KIRIDA!

Lançamento da playlist da Mostra e bate-papo com alunos criadores.

QUINTA-FEIRA, 13 DE MAIO

Apresentação dos professores Juliana Rangel, Héctor Briones, Gil Brandão

14H |   Espaço Reservado para o ICA

EP #4 – O Teatro do Negro

com Gil Brandão e Lucas Limeira

EP#5 – Teatro da Diversidade

Uma experiência na Universidade

com o aluno Lino Dheina
Spotify, canal Ecos do Teatro

18H |   LIVE RODA VIVA – TEATRO ONTEM, HOJE E AMANHÃ!

Com Prof. Poty e convidados.

SEXTA-FEIRA, 13 DE MAIO

10H |   FALA,PROF!
Apresentação dos professores Eduardo Bruno, Orlando Luiz de Araújo e Ricardo Guilherme

14H |   SARAU CAIXA D’ÁGUA VIRTUAL

Microfone aberto.

EP #6 – Do Palco pro Virtual – a multiatuação do Ator

com Débora Ingrid

18H |   SARAU VOZES DO TEATRO III

com Gil Brandão e convidados.