Encontro de Pesquisas em Andamento (EPA)
O Encontro de Pesquisas em Andamento (EPA) é uma ação que também integra o Seminário Artes da Cena. Neste encontro, alunos da graduação e pós graduação, artistas e professores de arte da cidade se inscrevem para apresentar suas pesquisas. Cada autor/autora pode se inscrever em apenas uma das linhas temáticas listadas: “Artivismos e Performatividade”, “Artivismos e Prática de Convívio” e “Artivismos e Práticas Docentes”.
Cada interessado poderá propor em uma das linhas temáticas acima, nas modalidades de comunicação oral ou apresentação performativa. Os trabalhos aprovados serão apresentados em três salas abertas distribuídas por linhas temáticas, devendo utilizar 10 minutos para apresentação, seguida de debate mediado por um(a) professor(a).
Programação | Encontro de Pesquisas em Andamento
segunda-feira | 04 DE NOVEMBRO das 09h às 12h | Artivismos e prática de convívio com mediação Profa. Tharyn Stazak, Sala CS 208
1. Elvis Jordan Santos Farias e Nayra Maria dos Santos Gomes: LUZ – Seres de
Epifania e Encantamento.
2. Maria Lilian Martins de Abreu: Programa Autores e Ideias: Uma
experiência de convívio e radiodifusão artística do Legislativo Cearense
3. Maria Lucivânia de Freitas Braga Luis Alex Geracino dos Santos Thalles José
Sousa Luz: Coreopolícia e Coreopolítica – Uma dança para não caber no
mundo.
4. Wenner Mesquita: O Escada: o trabalho coletivo da palhaçaria no Ceará.
5. Juliana de Aguiar Tavares: Contra-História da Arte: Desvios possíveis em
Fortaleza/CE
6. Teta Macau (Conceição Macau Mendes) e Juliana Duarte Rizzo de Oliveira:
Coletivo DiBando: estratégias informais de criação e formação
segunda-feira | 04 DE NOVEMBRO das 09h às 12h | Artivismos e Docência com mediação das Profas. Juliana Rangel e Juliana Carvalho, Sala CS 107
1. Erlon Cherque Pinto: Pedagogia do “Comportamento Restaurado”:
percursos da autonomia no ensino-aprendizagem teatral
2. Alexsandro da Silva Freitas e José Zenon Barroso Filho: O educador
musical enquanto professor de artes: laços e nós
3. Larissa Gondim: O Ensino de Teatro na Escola e as barreiras do Sistema Educacional Vigente
4. Cleidiane da Silva Cruz: GRUPO ARTE E SUBJETIVIDADE –
INTERVENÇÃO GRUPAL NO ÂMBITO ESCOLAR
5. Maurileni Moreira Rodrigues: Arte na escola e o pensamento em crítica
teatral como método de ensino
6. Milena Lenore de Oliveira: COQUE-Construção Cênica em uma Obra Social
7. Tatiane Sousa/ Thiberio Azevedo: O simples não é o fácil: apontamentos sobre
epistemologia da arte e práticas docentes
8. Carolina Feitosa Bomfim; Francisca Michelle da Silva; Matheus Araujo Tabosa.:
A INTERVENÇÃO URBANA DENTRO DOS MUROS DA ESCOLA
segunda-feira | 04 DE NOVEMBRO das 09h às 12h | Artivismos e Performatividade: Mediação Prof. Hector Briones, Sala CS 214
1. Antonio Viana: Estouro
2. Wesdey Alencar: AUTO(R²)ETRATO: O CORPO EM CONTÁGIO PARA UMA
INTERMIDIALIDADE HOMOERÓTICA
3. Edicleison Freitas e Webster Guerreiro: Ritual Vidication, uma macumba
para salvar-se do mundo goumert (ap. artística e com Oral)
4. Nathália Moreira Fiuza: O que é o ser humano?
5. Luiza Maria Aragão Pontes, Priscila Thayana Cavalcante Gomes e Yohana
Silva de Araújo: a Dramaturgia de Garcia Lorca: Reflexão sobre alguns poemas
de resistência de Lorca e considerações sobre A Casa de Bernarda Alba
6. Israel Lucas: A transculturalidade da obra “O Ator Invisível”, do autor japonês
Yoshi Oida: A inserção de conceitos orientais práticos e filosóficos dentro do
trabalho cênico do Atuante ocidental pós-contemporâneo.
7. Emerson Douglas Alves de Lira: HomeNus (ap. artística e Oral)
8. João Pedro Rabelo / Letícia Cacau / Lucas Negreiros: CRIA
terça-feira | 05 DE NOVEMBRO das 09h às 12h | Artivismos e Performatividade com mediação do Prof. Tiago Fortes Sala CS 214
1. Rogéria Viturino da Silva: A Menina de Cá: poética e resistência de um
corpo sertanejo
2. Lidia Alves dos Anjos / Kelves Roger Alves Lessa / Iasmin Dantas de
Souza: DIÁRIO DE AFETAÇÃO: RELATOS SOBRE A CONSTRUÇÃO DO
ESPETÁCULO A VOZ DA MINHA PELE.
3. Henrique de Sousa: onde estar no momento presente. percursos sobre
processos criativos em circo e subversão contemporânea.
4. Cosmo Almeida: Assim como eu estou em você, eu estou nele, em nós –
Dispositivos de encontro entre autobiografia, cuidado e memória
5. Janaína Martins Bento: POR UMA COREOGRAFIA DA AUTONOMIA: o
desenho como recurso emancipatório na/para criação em dança.
6. Levi Mota Muniz: Quando as escolas param – A invenção como dispositivo
de repensar os fluxos de violência a partir das vivências em uma Escola de
Ensino Médio em Tempo Integral
7. Tieta Macau (Conceição de Maria Macau Mendes): Ancés