Alunos do curso de Teatro da UFC apresentam Mostra “in.possível”

Data de publicação: 6 de dezembro de 2019. Categoria: Notícias, Quem é, Sem categoria
As apresentações foram produzidas por cinco artistas que compõem a disciplina de “Práticas de Encenação”

A partir da próxima segunda-feira (09/12) até sexta-feira (13/12), o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno será palco das apresentações da Mostra in.possível. Os espetáculos encerram a disciplina “Práticas de Encenação” do curso, ministrada pela professora e diretora teatro Carolina Vieira, que tem acompanhado o processo de construção de cada apresentação. A entrada é gratuita para todas as apresentações.

A mostra reúne cinco artistas que desenvolveram espetáculos a partir de suas inquietações. Segundo a professora e diretora teatral Carolina Vieira, “Inquietação” foi uma das palavras de forte presença nas discussões do grupo, por compreender que o fazer teatral, por si só, já inquieta; e por sentir a necessidade de revirar o conforto e encontrar novos abraços pela arte. Este inquietar aborda desde o imaginário do que é ser latine-americano à questões do que significa ser mulher na sociedade; trata-se, também, sobre diferenças, medos; e sobre o que é ser criança e sonhos. Perpassar por esta disciplina é encontrar novos horizontes criativos; é buscar o que de mais forte que precisa sair da mente; é levantar perguntas e tornar os limites fontes de inspiração.

Para além da semelhança com a palavra “impossível”, o nome surge na compreensão de que é preciso trabalhar dentro do possível (“in” traduzido do inglês, significa “em”, “dentro de”). O “dentro” do possível abrange encontrar apoio na cidade, na família, em si mesmo; abrange descobrir caminhos de rasgar impossível.

A orientação dos processos e docência da disciplina é de Carolina Vieira, professora do curso de Teatro-Licenciatura e diretora teatral. A professora explica que durante o semestre de 2019.2, esses estudantes experienciaram, na disciplina de Práticas de Encenação, o olhar poético, técnico e ético do encenador. “Os outros querem que seja impossível criar arte nestes tempos tão cruéis. Não querem que existam perguntas – muito menos respostas! Preferem o silêncio. Com este ímpeto de gritar, a Mostra in.possível de teatro é composta por estudantes de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará”, conclui.

Serviço | Mostra in.possível

Período: De 9 a 13 de dezembro com sessões às 14h30, 17h e 20h*
Local: Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno
Evento GRATUITO
*INGRESSOS DISTRIBUÍDOS COM UMA HORA DE ANTECEDÊNCIA AO INÍCIO DO ESPETÁCULO.

Segue a programação abaixo:

• A Lição

Dia 12 de dezembro. Às 17h.
Sinopse
Um professor conhecido há mais de três décadas na mesma cidade, ministra aulas particulares sobre todo e qualquer assunto, dentre eles: aritmética, filologia, filosofia, línguas etc. Ele atende alunos interessados em apresentar-se aos concursos de doutorado total ou parcial. Em sua casa entra a nova aluna, interessada nos conhecimentos do professor.
Autor: Ionesco
Direção: Solonildo Alma
Elenco: Karine e Davi Lôbo
Iluminação: Hemetério Segundo
Cenografia: Solonildo Alma
Figurino: Karine
Operador de Som: Hemetério Segundo
Operador de Iluminação: Hemetério Segundo

• ASAƧ

Dias: 9, 11 e 13 de dezembro. Sempre às 20h.
Sinopse:
A menina Íris criou a Fada com muito cuidado. Colocou suas enormes asas para que nunca precisasse pôr os pés no chão. Mas então, ela decide pedir ajuda de seu pai, que é um grande Cientista, para entender o porquê de a Fada não conseguir voar. O problema é que ele não acredita em fadas e está sempre muito ocupado com sua grande pesquisa. Íris, então, decide resolver os problemas da Fada e do Cientista do seu jeito.
Direção: Jeísa Fontenele
Elenco: Marcello Soares, Nágila Holanda e Renata Milena
Texto: Criação coletiva
Sonoplastia/Operação de som: Nabar Uribe
Iluminação/Operação de luz: Glória Mendes
Figurino/ Maquiagem/ Cenário: Jeísa Fontenele, Marcello Soares, Nágila Holanda e Renata Milena

• Contos da Vovó Marina: Azul

Dia 11 de dezembro. Às 17h.
Sinopse
Adaptação da obra “O canário azul” de Lêdo Ivo, fala sobre a liberdade e o respeito as diferenças. Uma simpática senhorinha nos convida a entrar nessa história. Ela nos conta sobre uma bela canária – da – terra, mas não uma qualquer, o destino lhe reservou uma surpresa. Nascer azul! Azul em meio a toda uma origem amarela. Será que ela vai conseguir superar essa questão? Como se manter azul num universo amarelo?
Direção: Angélica Nunes
Elenco: Andressa Caitano
Iluminação/cenografia/figurino e sonoplastia: Angélica Nunes

• De Sonho y de Sangre

Dias 10 e 12 de dezembro. Sempre às 20h.
Sinopse
Sarah retorna para casa, após um período exilada de seu país, que sofreu por anos sob uma intensa repressão política, mas encontra o lugar dominado por uma epidemia de esquecimento que atingiu seu irmão. A jornada dessa mulher é uma fantasia latino-americana, nascida do imaginário que formula esse continente como lugar de lutas e de utopias.
Direção: Thiberio Azevedo
Elenco: Lívian Mendes, Antônio Layton, Tatiane Albuquerque
Roteiro: criação coletiva, e trechos da obra de Chico Buarque e Paulo Pontes
Sonoplastia: Antônio Layton, Pierre Almeida, Thiberio Azevedo
Iluminação: Thiberio Azevedo e Antônio Layton
Operação de Luz: Angélica Nunes
Figurino/maquiagem: Criação coletiva

• Tulipas

Dias 9 e 10 de dezembro. Sempre às 17h.
Sinopse
Em uma noite de natal, a Sra. X encontra uma velha amiga. Então, uma casa de chá se torna um imenso tabuleiro de peças guardadas. Onde essas duas mulheres tentam dialogar, dançando por lugares incompreendidos de suas emoções. A Sra. X lança mão de todo o verbo, enquanto a Srta. Y, responde com uma ação de fechar gavetas.
Direção: Nágila Holanda
Texto: August Strindberg