Projeto Palco de Giz propõe ações de mediação artística online para educadores e estudantes
Data da publicação: 5 de outubro de 2020 Categoria: Notícias, Quem é, Sem categoriaNo atual contexto do isolamento social, o Palco de Giz – Projeto de Formação de Espectadores da UFC buscou maneiras de manter em movimento suas ações de aproximação entre estudantes e professores da rede pública do CE do universo das práticas artísticas, sobretudo, as artes da cena, apesar dos desafios vivenciados com os teatros fechados . Cadastrado junto à Pró-Reitoria de Extensão da UFC e ao Programa de Promoção da Cultura Artística (da SecultArte-UFC), este projeto é ligado ao curso de Teatro-Licenciatura e ao Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno.
Por meio da mediação teatral, o Palco de Giz busca criar uma aproximação entre os estudantes de escolas públicas e a programação do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Tupa). Para tanto, o projeto oferece oficinas pedagógicas nas escolas parceiras, articulando essas atividades à apreciação dos espetáculos programados no Tupa. As ações de mediação são realizadas por alunas bolsistas, sob orientação e supervisão dos professores Juliana Carvalho e Francis Wilker. O Palco de Giz tem como premissa o entendimento de que o acesso aos bens culturais é um direito social, e que colaborar para a ampliação do repertório estético de adolescentes e jovens é uma rica contribuição para os processos formativos propostos pelas escolas.
Para manter viva a sua missão, o projeto desenvolveu novas estratégias para enfrentar as contingências geradas pela pandemia do novo coronavírus. Entrará em ação a partir de outubro o programa Palco de Giz online, com três ações iniciais. A primeira iniciativa, consiste na oficina Mediadores conectados: estratégias para uma mediação artística online, aberta à participação de educadores e estudantes de licenciatura de qualquer área que tenham interesse em conhecer estratégias para mediar o encontro entre estudantes e materiais artísticos produzidos e veiculados no ambiente virtual. Segundo a professora Juliana Carvalho, que coordena o projeto, “Artistas de diferentes linguagens têm produzido inúmeros experimentos cênicos e projetos que ficam disponíveis em plataformas como Youtube e podem ser utilizados por professores nas suas aulas. A ideia dessa oficina é oferecer aos participantes ferramentas que os apoiem a promover contatos mais complexos entre os alunos e essas produções”. As inscrições acontecem até o dia 5 de outubro, por meio do link . As vagas são limitadas e os encontros acontecerão nos dias 7, 8 e 9 de outubro às 18h, em uma sala no Google Meet.
A segunda ação, Palco de Giz nas Escolas Criativas, é fruto de uma parceria do Palco de Giz com o projeto Escolas Criativas, desenvolvido pela Quitanda Soluções Criativas e seus parceiros junto a rede de ensino de Jijoca. Nessa primeira edição, as atividades de mediação serão realizadas com todas as turmas de nono ano do ensino fundamental da rede pública de educação do município, por meio de estratégias pedagógicas utilizando grupos de WhatsApp, vídeos no Youtube e lives. O professor Francis Wilker destaca que “Será a primeira vez que vamos colocar em prática atividades de mediação de um espetáculo inteiramente à distância. Sabemos que o fenômeno teatral tem no encontro vivo, no corpo a corpo entre artistas e espectadores o seu DNA, porém, como nosso projeto é também um espaço de pesquisa sobre mediação, nos interessa refletir sobre as produções online dos artistas que estão sendo produzidas nesse momento e entender como a mediação ocupa esse espaço. Assim, mantemos viva a nossa atuação junto aos professores e estudantes das escolas públicas, especialmente nesse momento tão adverso”.
Por fim, a ação de comunicação e formação Palco de Giz na Rede, proposta por Jupe Vasconcelos, disponibilizará nos canais de Instagram e Youtube do Tupa e do curso de Teatro um conjunto de vídeos curtos que procuram apresentar aos seguidores e interessados informações introdutórias acerca da prática da mediação, sua necessidade, conceitos operatórios e principais abordagens. Para isso, professoras que já participaram do projeto presencialmente serão convidadas a compartilhar nas redes sua experiência e as contribuições das ações de mediação para a formação dos estudantes. A ação foi organizada da seguinte forma: todas as segundas-feiras, serão postados no perfil oficial do Tupa no Instagram (@tupauc) um vídeo-narração explicando um pouco a mediação teatral. As sextas-feiras, uma entrevista em vídeo será publicada tanto no IGTV do Instagram do Tupa quanto no canal oficial do curso de Teatro da UFC no YouTube (@). Entre as convidados estão a professora e coordenadora do projeto “Palco de Giz”, Juliana Carvalho, a professora de Artes do Colégio da Polícia Militar de Fortaleza, Débora Frota e as alunas egressas do curso de teatro e ex bolsistas da Residência Pedagógica, Jeísa Vasconcelos, Nágila Holanda e Swianne Farias, que atuaram como mediadoras no Palco de Giz em 2019.
Mediadores Conectados
Partindo da reflexão do pesquisador Flávio Desgranges, de que não se pode pensar a iniciação teatral dos alunos sem abordar também a iniciação dos professores enquanto espectadores e formadores, a estudante do curso de Teatro-Licenciatura da UFC, Jupe Vasconcelos, agrega ao Palco de Giz online a oficina “Mediadores conectados – Estratégias para uma mediação artística online”. A oficina, que tem como público alvo professores de arte e licenciandos, tem por objetivo compartilhar com os educadores ferramentas pedagógicas para uma mediação artística feita através de plataformas digitais, considerando seus desafios e potências a partir de um ensino contextualizado.
A proposta é realizar durante o mês de outubro atividades formativas virtuais síncronas e assíncronas através de plataformas digitais. Nos dias 7, 8 e 9, em uma sala no Google Meet, haverá os encontros síncronos das 18h às 20h. As inscrições serão realizadas por meio do formulário até o dia 5 de outubro e a lista de selecionadas será divulgada no dia 6 de outubro no Instagram @tupaufc e no nosso site. No primeiro dia o tema será “O que é mediação?”, com apresentação do projeto e uma introdução à discussão sobre mediação artística. Na segunda noite, será debatido “É possível ter experiência na internet?” e, na terceira noite, será abordado “Quais as ferramentas online de um mediador?”, buscando auxiliar aos professores perante essa nova realidade tecnológica.
Professore
Jupe Vasconcelos é graduande em Teatro-licenciatura pela Universidade Federal do Ceará. Atore, diretore e artista sonoro. Pesquisa a relação da criança com o teatro e a música e é parte atuante dos grupos Galhofo e Cambada de Teatro em Fortaleza-CE. Em sua experiência como mediadore, fez parte do projeto de Residência Pedagógica no núcleo de Teatro e nele atuou juntamente ao Palco de Giz, projeto de extensão da Universidade Federal do Ceará. Construiu um processo de mediação com a primeira infância em escolas da cidade de Fortaleza com o Grupo Galhofo no Festival Internacional de Teatro Infantil (TIC). Produziu oficina com crianças e adolescentes de escolas de João Pessoa-PB, mediando o espetáculo que dirige “O Mistério do Bosque das Floreiras”.
Ficha técnica
Coordenação: Juliana Carvalho e Francis Wilker
Técnica administrativa: Linekely Aguiar
Estagiárie/professore: Jupe Vasconcelos
Bolsistas de comunicação: Vitória Rodrigues e Yanka Leandra
Bolsistas mediadoras: Ana Karoline de Oliveira, Andressa Caitano, Francisca Firina, Nathália Fiúza, Natália Wirtz, Sarah Gomes
Designer colaborador: Cosmo Almeida