Curso de Teatro da UFC celebra 10 anos com a realização de webinário

Data de publicação: 15 de julho de 2020. Categoria: Notícias, Quem é, Sem categoria

O webinário Teatro-Licenciatura UFC 10 Anos: modos de pertencer e agir no seu tempo se configura como um programa de ações em ambiente virtual, voltado para celebrar uma década de criação do curso de Teatro-Licenciatura da Universidade Federal do Ceará e suas contribuições para as artes da cena e para o ensino de Teatro no estado. A programação, que é aberta ao público e gratuita, acontece entre os dias 20 de julho e 21 de agosto.

“A realização do webinário, tenta produzir um impulso pedagógico que parta do afeto e que crie uma experiência sensível neste momento de crise que nos impede de operar a partir da lógica convivial que tanto nos é cara enquanto Curso. Antes de tudo, ele nos desafia a rever quem somos, a lembrar muito do que já produzimos, com quem produzimos e para quem produzimos nesta última década”, afirma Tharyn Stazak, coordenadora do curso. A docente completa: “O evento também nos impele a enxergar o potencial que temos, os laços a partir dos quais vamos nos fazendo comunidade. E a abrirmo-nos ainda mais a uma diversidade epistemológica – a outros olhares e habitares através dos quais podemos nos perguntar sobre nosso futuro ético, pedagógico, político, estético, diante deste tempo hostil”.

Nessa perspectiva, o evento foi pensando como uma rede afetiva e reflexiva que coloca em interação ex-alunos, professores do quadro permanente, professores colaboradores, estudantes atuais e comunidade para dialogarem sobre o legado do curso e as questões de nosso tempo.

O webinário, pensado a partir da tríade artista-pesquisador-docente (que sustenta o projeto pedagógico do curso), organiza-se a partir de três eixos: indagar o tempo, em que se discute questões emergentes do presente; reabrir o tempo, que propõe um olhar perspectivo para as práticas do curso ao longo desses dez anos nas dimensões do ensino, da pesquisa e da extensão; e recriar o tempo, que se configura como um eixo de programação mais diretamente voltado aos processos artísticos-pedagógicos e possibilidades performativas nas redes sociais.

A curadoria da proposta, que integrou docentes e estudantes na sua formulação, priorizou a participação de egressos, professores e estudantes do curso, além de duas pesquisadoras convidadas, Ileana Diéguez (UAM, México) e Eleonora Fabião (UFRJ), que têm oferecido valiosas contribuições acerca do teatro latino-americano, da arte da performance e suas implicações éticas, estéticas e políticas.

“O webnário se torna, em tempos precários de isolamento social, um espaço de trocas e, também, produção de saúde. Afinal, a necessidade de estar em relação com o outro e pensar os nossos fazeres dentro do teatro e do curso tem ficado cada vez mais nítida para mim. Enquanto alguém que está se envolvendo na construção desse espaço, tem sido muito importante me manter em movimento conjunto, estabelecendo trocas e elaborando estratégias que nos permitam estar de mãos dadas, mesmo que por outros meios”, avalia a aluna Larissa Gondim, que atuou na elaboração do evento.

As atividades contemplam também propostas artísticas: sempre às sextas-feiras serão realizados encontros (DesMontagens) para apresentar os bastidores e as memórias dos processos artísticos pedagógicos que deram origem aos 10 espetáculos criados na disciplina de Montagem e que ganharam os palcos da cidade. Já as noites de sexta prometem ser animadas ao mobilizar os seguidores que poderão apreciar o Sarau Vozes em Performance, com muita música e poesia (perfil @tupaufc) e uma inédita batalha de lip sync (dublagem) batizada de Divas Vorazes (igtv do perfil @teatroufc).

Coordenador geral do evento, o professor Francis Wilker destaca a busca por olhares múltiplos que pauta o evento. “O desejo foi, desde o início, de criar um espaço de encontro entre as diferentes gerações e pessoas que viveram o curso e, assim, gerar um olhar múltiplo para a sua trajetória, trazendo à tona suas contribuições para a paisagem da cena, da produção de conhecimento e do ensino de teatro nas escolas do Ceará. Num momento de tantos ataques deliberados do próprio governo à universidade pública e democrática, acredito que celebrar esses 10 anos é também demarcar uma posição política de valorização da educação pública, das artes e do pensamento crítico na construção de uma cidade e de um país”.

O webinário não será apenas um espaço para refletir sobre o presente e o passado do curso de Teatro. A programação cria um movimento em que os diferentes tempos se articulam e projetam um olhar desejante e comprometido com o futuro. Para o artista cearense Ricardo Guilherme, coautor juntamente com a professora Ângela Linhares do anteprojeto que criou a licenciatura em Teatro da Universidade Federal do Ceará, “a instauração de uma instância de estudos teatrais em nível de terceiro grau na UFC   resulta do legado do Curso de Arte Dramática (1960-2009) e a sua maior abrangência no âmbito de conceitos e práticas se deve ao projeto dos professores Ghil Brandão, Orlando Luiz de Araújo e Elvis Matos, bem como a uma nova geração de artistas-pesquisadores-docentes, que desde 2010 estão a gerar e gerir saberes de ensino, pesquisa e extensão, ensejando, assim, o futuro de outras tantas gerações”.