Companhia Dhimahi de Teatro apresenta espetáculo “A Casa de Bernarda Alba” no Teatro Universitário

Data de publicação: 10 de setembro de 2019. Categoria: Notícias, Quem é, Sem categoria
Encenado pela Cia Dhimahi de Teatro, o drama marcante e envolvente é escrito originalmente pelo espanhol Federico García Lorca que busca denunciar os cânones impostos às mulheres

A Cia Dhimahi de Teatro apresenta, a partir da próxima quinta-feira (12/09) às 19h, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210), uma das obras da trilogia do escritor espanhol Federico García Lorca, intitulada A Casa de Bernarda Alba. A obra trata do conflito da personagem principal, Bernarda Alba, que procura casar sua filha mais velha Angústias com o jovem Pepe Romano. A peça tem como proposta denunciar abertamente os cânones impostos à figura da mulher numa sociedade que é corrompida pelo peso das ideias e tradições antigas.

A Casa de Bernarda Alba foi finalizada em 1936 e é originalmente escrita pelo espanhol Federico García Lorca. O drama integra a trilogia de dramas folclóricos, composta pelas obras: Bodas de Sangue (1933), Yerma (1934) e, por último, A Casa de Bernarda Alba (1936). A Cia Dhimahi de Teatro mostra que ainda tem interesse de continuar estudando as dramaturgias de outras peças de García Lorca como, por exemplo, Yerma (1934), além dar continuidade aos estudos de partituras cênicas de alguns personagens do escritor.

Fundado em 2014 em Fortaleza, Ceará, a Companhia Teatral Dhimahi é um grupo de teatro que tem como objetivo lançar um olhar humano, poético e empático acerca de temas cotidianos, ou seja, de assuntos que nos cercam. A consequência de tal proposta é percebida em projetos sociais já desenvolvidos pela própria companhia. Além de experimentar formas do fazer teatral, a Cia Teatral Dhimahi também se propõe vagar por outras linguagens e formas de expressões artísticas, sendo essas: a poesia, a performance e a música. No dia 13 de setembro, após a apresentação, a Cia Dhimahi entregará o Troféu Edilson Soares, uma singela homenagem ao ator, professor e diretor Edilson Soares dos Santos. Foi por muito tempo professor de Interpretação do Curso de Arte Dramática da UFC e ocupou por muitos anos a coordenação do CAD – Curso de Arte Dramática. A entrega do troféu irá contemplar nomes da velha guarda das Artes Cênicas, além de nomes de relevância da atualidade.

Sinopse | A Casa de Bernarda Alba

A Casa de Bernarda Alba trata do conflito de Bernarda Alba – personagem central do texto e ao mesmo tempo, matriarca dominadora que busca casar a filha mais velha Angústias com o jovem rapaz Pepe Romano; isto causa um certo incômodo com as outras filhas do segundo casamento de Bernarda com Antônio Maria Benevides: Madalena, Martírio, Amélia e Adela transformando sua casa situado num pequeno povoado.

Ficha Técnica (nome e função)

Suzete Maciel (atriz); Aury Mesquita (atriz); Daniele Castro (atriz); Yohana Araújo (atriz); Patrícia Bastos (atriz, costureira e figurinista); Loyd Dias (atriz); Joana D’Arc (atriz); Karoll Reis (atriz e sonoplasta); Luiza Pontes (atriz e produtora); Renan Oliveira (assistente de direção e fotografia); Thiago Pinto (iluminador e produtor); Priscila Cavalcante (diretora, sonoplasta e maquiadora).

Espetáculo | A Casa de Bernarda Alba

Dias: 12 e 13 de setembro | 10, 24 e 31 de outubro

Ingressos: R$ 20,00 (inteiro) | R$ 10,00 (meia)

Local: Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno (Av. da Universidade, 2210).

Obs.: Ingressos estarão disponíveis na bilheteria uma hora antes do início do espetáculo.

Matéria escrita por Ana Rita Monteiro, bolsista de Comunicação do Tupa