Quem é Christian Oliveira?
Data da publicação: 2 de julho de 2020 Categoria: Notícias, Quem é, Sem categoriaFormado em Teatro pela Universidade Federal do Ceará, o fortalezense Christian Oliveira não nega sua paixão pelo mundo teatral. Nascido em 4 de novembro de 1997, sua trajetória começou ainda no ensino fundamental, quando passou a fazer aulas de teatro na escola aos sábados. Desde então afirmava a sua mãe que já sabia o que queria para o resto da vida.
Em 2015, o artista ingressou no curso de Licenciatura em Teatro da UFC. Com o intuito de praticar o que aprendia em sala, participou de bolsas ofertadas pela universidade, onde teve seu primeiro contato direto com a docência. Dentro desse processo trabalhou diretamente com o público infantil, pelo qual se apaixonou e decidiu ser tema do seu TCC, “O canto do galo: influências sonoras no processo de criação cênica”. Nascia então o espetáculo “O Galinheiro de Bragança”, que mais tarde deu origem ao Grupo Galhofo, em 2018.
O coletivo tem mais de 30 apresentações, percorrendo várias cidades do Ceará. Atualmente, ele se utiliza de um repertório que contém oficinas, contações de histórias, animações de eventos infantis e espetáculos diversos. Em 2019, o grupo participou do Festival Internacional de Teatro Infantil do Ceará (TIC).
Para Christian, foi a realização de um sonho: “Eu como fã de teatro infantil sempre admirei muito o TIC e chegar em um ano onde a gente estava fazendo parte da programação era algo surreal”. Eles tiveram a oportunidade de conhecer e conversar com Clarice Cardell, integrante da La Casa Incierta, companhia hispano-brasileiro especializado em teatro para bebês.
Ao ser questionado sobre seus planos para o futuro, o artista afirmou que “se tem uma coisa que a pandemia me ensinou. Foi viver um dia de cada vez, e hoje, eu sou o Christian, que adora o público infantil, e ama trabalhar com teatro. Já pensei em desistir? Horrores, mas desisto de desistir sempre que vejo o sorrisinho no rosto de cada pequeno. Ou mesmo, quando entro na sala de ensaio.”
Hoje ele é diretor do Grupo Galhofo, realizando trabalhos artísticos voltados para a infância em escolas, ONGs e espaços culturais, além de fazer parte do elenco de artistas da Blitz Intervenções, uma empresa de eventos artísticos de Fortaleza.
Matéria escrita por Vitória Rodrigues, bolsista de Comunicação