Teatro Universitário finaliza o ano com nova identidade visual
Data da publicação: 19 de dezembro de 2019 Categoria: Notícias, Quem é, Sem categoriaA nova logo ‘Tupa’ reforça homenagem ao teatrólogo Paschoal Carlos Magno
Neste mês de dezembro, o Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno, vinculado à Secretaria de Cultura Artística da Universidade Federal do Ceará, lança nova identidade visual. O Teatro, antes conhecido por TU, passa por uma reformulação na identidade visual, apelidando-se agora de Tupa, reforçando a homenagem ao ator e teatrólogo Paschoal Carlos Magno, que dá nome ao teatro. A proposta foi idealizada pelo professor e publicitário Chico Neto, em diálogo com Profa. Dra. Juliana Carvalho (atual diretora do teatro) e com a equipe de bolsistas.
Além de homenagear o teatrólogo Paschoal Carlos Magno, o nome ‘Tupa’ surgiu para aprimorar o plano estratégico de comunicação e de identidade do teatro. O uso do nome do teatrólogo na logo é uma forma de diferenciar o espaço de outros teatros universitários do país. A nova identidade entra em cena, em 2020, para promover um importante espaço de produção e pesquisa artístico-cultural cearense vinculado à UFC.
O Tupa é destinado às trocas e aos encontros de arte e cultura, sendo palco de atividades promovidas pelos cursos do Instituto de Cultura e Arte da Universidade Federal do Ceará (UFC). Neste ano, toda equipe comemora o público alcançado pelos espetáculos e mostras cênicas, sendo em média de 5 mil pessoas. Atualmente, o Teatro conta com 120 lugares disponíveis para o público. “Fé” (do Coral do ICA), “E.L.A”, “Que caboclos são vocês?” (grupo Casa Caiada) e “Que horas passa o trem da volta?” foram quatro das doze temporadas marcadas no Tupa, oferecendo programação diversificada e de qualidade.
O Teatro Universitário conta com três salas para ensaios cênicos. Em 2019, foram aproximadamente 80 alunos, projetos e coletivos beneficiados com as salas práticas. Dentre os projetos artísticos beneficiados estavam: Maracatu Solar, Projeto Feixe e Coral do ICA. O Tupa continua com a proposta de acolher e criar parcerias com grupos locais, com objetivo de fortalecer a cena artístico-cultural local.
O Tupa inaugurou ainda um projeto seu, com apoio da SecultArte/UFC: o Palco de Giz – Projeto de Formação de Espectadores da UFC, que realiza ações em parceria com escolas públicas de Fortaleza. O intuito é formar espectadores, produzindo encontros de formação artística e cidadã para além da universidade. Foram feitas cinco edições até setembro de 2019, nas quais seis escolas da rede pública de ensino básico foram beneficiadas, contemplando 329 estudantes com o projeto.