Estreia amanhã espetáculo “Made in Brazil” do grupo Os Tragicômicos da Cidade
Data da publicação: 11 de outubro de 2019 Categoria: Notícias, Quem é, Sem categoriaA montagem traz à tona um recorte dos anos 68-69; período de reviravoltas sociais e políticas no Brasil
O espetáculo “Made in Brazil – último delírio tropical” estreia amanhã (12/10), às 19h28, no Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno. A peça é uma montagem do grupo Os Tragicômicos da Cidade, que em 2019 completa 5 anos de atividades culturais e artísticas. “Made in Brazil” tem classificação indicativa de 18 anos e entrada totalmente gratuita. Elenco é composto por: Raquel Colares, Diego Tote, Lucas Matheus, Jeová Matos e Eclê Gomes.
“Made in Brazil”, sob direção do ator Eclê Gomes, faz parte do projeto #CABUM – Fortaleza: Máquina 69, que traz à tona um recorte dos anos 68-69, em especial 1969 – período de reviravoltas sociais e políticas, no qual a cultura teve um viés de reinvenção e resistência. O espetáculo tem como proposta apresentar um olhar da Antropofagia à Insurreição, traçando um panorama do Fascismo e seu cortejo de horrores.
A montagem tem como temática o recorte histórico e a investigação da obra dramática e filosófica de Oswald de Andrade a partir das peças que compõem a Trilogia da Devoção. É feito pelo grupo tragicômicos da cidade o aprofundamento de alguns conceitos encontrados na obra, além de traçar um diálogo com a obra do autor em questão e como seu pensamento pode vir a refletir na nossa sociedade atual.
Em cinco anos de trajetória, Os Tragicômicos se construíram como um dos novos grupos de referência nas artes cênicas da capital. São contabilizadas mais de 30 apresentações realizadas e para um público de mais de mil espectadores. O grupo procura atingir uma grande diversidade de públicos, sejam estes crianças ou adultos de várias camadas sociais. Uma das propostas do grupo é democratizar o acesso do público aos seus espetáculos.
Projeto apoiado pelo VII Edital das Artes de Fortaleza – SecultFor – Lei n° 10.432/2015
Sinopse | Made in Brazil – último delírio tropical
É preciso que as coisas se arrebentem para se começar tudo de novo. Que se arrebentem! O chão o céu o tempo… Estamos nas ruínas misturadas de um mundo. Passadofuturopresente se amotinam e insurgem. Na noite das grandes fogueiras os bodes cantam no trópico. MADE IN BRAZIL é um recorte, um delírio, um assombro, uma alucinação na ponta dos seus olhos, um ebó. Antropofagia. Os anos de chumbo de ontem, hoje, mascarado, posto sob a mesa neste banquete desagradável. O mesmo fascismo, a velha política de sempre, desde a primeira invasão. MADE IN BRAZIL é um corpo fragmentado, costurado, para falar da nossa história. Da nossa não-história. Aqui é o fim do mundo!
Serviço | Made in Brazil – último delírio tropical
Dias: Todos os sábados do mês de outubro (12, 19 e 26/10)
Horário: 19h28
Classificação Indicativa: 18 anos
Entrada Gratuita
Ficha Técnica
Elenco | Raquel Colares; Diego Tote; Lucas Matheus; Jeová Matos; Eclê Gomes
Direção e dramaturgia | Eclê Gomes
Cenografia | Majela Lima
Figurino | Carlot
Iluminação | Yanka Leandra
Maquiagem | Raquel Colares e Jeová Matos
Assessoria de comunicação e material gráfico | Tim Oliveira
Produção executiva | Samara Garciia e Eclê Gomes
Assistente de produção | Aleffer Morais e Diego Tote
Registro fotográfico | Tim Oliveira
Produção | Grupo Os Tragicômicos da Cidade